Escaladas.com.br

Até o momento, temos 9.812 vias cadastradas em 1.740 locais de 427 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.588 vias tradicionais, 4.497 vias esportivas, 598 lances de bouldering, 60 big walls, 8 vias de descida e 61 vias em artificial.

Dados da Via Minas Gerais > Santa Maria do Salto > Pedra dos Paxés > Corte e Costura

Ampliar imagem Corte e Costura
Sandro Souza na conquista de "Corte e Costura".
Foto: André Ilha
Ampliar imagem Corte e Costura
Tela Fonseca na conquista de "Corte e Costura".
Foto: André Ilha
Corte e Costura Imprimir informações da via
5º Vsup
Cadastrada por: André Ilha, em 14-08-2025 às 17:03
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: norte
Tipo de escalada predominante: agarras e fissuras
Extensão: 430 metros
Descrição: Grande escalada com proteção mista (friends e grampos), que apresenta grande variedade de técnicas ao longo do seu percurso.
Um curto lance de aderência para a esquerda leva a uma canaleta larga com árvores, que deve ser seguida por alguns metros para depois ser abandonada para a esquerda até uma parada dupla com grampos (P1 - 40 m).
Depois, uma linda fenda de entalamento de dedos e mãos, totalmente em móvel, leva a uma boa árvore, mas é possível seguir por um trecho fácil até outra árvore mais acima (P2 - 60 m).
Dali, um fácil costão com lances longos e proteção em grampos leva a outra parada dupla com grampos (P3 - 60 m).
Mais um curto trecho semelhante e chega-se a outra parada dupla (P4 - 20 m).
Nesse ponto é necessário se descer por uma árvore (ou então rapelar) até uma imensa canaleta com árvores à esquerda (P5 - 10 m).
A longa enfiada seguinte é com proteção mista, porém predominantemente em grampos. Um trecho inicial em agarras e aderência leva ao início de uma linda chaminé meio aberta e limpa, cujo final é uma fácil chaminé larga clássica que leva à parada em uma árvore (P6 - 60 m).
Continue por essa chaminé, que então se alarga e é feita em caminhada até o colo entre um grande ombro à esquerda e a torre principal da montanha à direita (P7 - 60 m).
Os metros iniciais da enfiada seguinte são completamente lisos e verticais, mas uma árvore permite subi-los até se chegar a um grampo. Então, uma delicada horizontal para a esquerda, em agarras e aderência e com proteção em outros dois grampos, leva a um fácil costão para cima, onde há mais um grampo antes de nova parada dupla (P8 - 60 m).
A continuação desse costão, protegida por um grampo, leva a uma parada em árvore (P9 - 20 m) seguida de uma curta caminhada até a base da "headwall" final.
Finalmente, uma espetacular sequência de chaminé e, sobretudo de agarras, com proteção em grampos, leva à parada dupla final (P10 - 40 m).
A partir desse ponto, outra curta caminhada leva ao topo da montanha, onde há um livro de cume para registro dos visitantes.
Descida com duas cordas de 60 m.
Coordenadas: -16.270503118959624,-40.186755074536215
Equipamento mínimo necessário:
  • 1 jogo de Camalots do .4 ao 4.
Data da conquista: 01/08/2025
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui